GMAP - NOVO - CURSO DE GESTÃO PATRIMONIAL. INSTRUMENTOS PARA A GERÊNCIA DE ALMOXARIFADO E PATRIMÔNIO. DESFAZIMENTO DE BENS MÓVEIS. -Atualizado pelo MCASP e pela legislação em vigor.
Área: Orçamento, Contabilidade e Finanças
Local e Data: Rio de Janeiro - RJ de: 27/11/2023 à 28/11/2023
Apresentação/Objetivos/Público Alvo
Apresentação
O curso tem por objetivo valorizar a área de almoxarifado e patrimônio e aproximá-la da execução financeira, de maneira que os conhecimentos não fiquem estanques. É indispensável o correto tratamento físico e contábil dos bens, além de uma rotina para o controle do patrimônio, seu desfazimento, sua escrituração, sua depreciação e reavaliação e o cálculo de estoques.
Treinamento com abordagem prática,explorando vários Estudos de Casos polêmicos e enfatizando o MCASP e a participação ativa dos alunos.
Objetivos
Capacitar os participantes a identificar e compreender:
-a estrutura da Administração Pública;
-as Classificações Orçamentárias (imprescindíveis para a gestão patrimonial e de almoxarifado);
-as características e classificações do Patrimônio e Material com enfoque orçamentário;
-as incorporações orçamentárias e extra orçamentárias;
-as normas de gestão de almoxarifado. Fórmulas de Estoque;
-as normas de Desfazimento de Bens Móveis
-as tipos de inventários, particularmente, nas transferências de responsabilidade;
-as rotinas de controle interno de controle patrimonial;
-a depreciação e a reavaliação;
Público Alvo
Servidores que exercem funções relacionadas, direta ou indiretamente, a Compras, Almoxarifado, Patrimônio, Material, Finanças, Orçamento e Controle Interno, nas esferas Federal, Estadual e Municipal dos três Poderes, nas entidades do Sistema S, nos Conselhos Profissionais e escritórios de contabilidade que apoiam os municípios.
Programa
a. Noções Básicas de Execução Financeira, Orçamentária e Contábil (Atualizado pelo MCASP)
Orçamento. Classificação Institucional, Funcional, Programática e por Natureza da Despesa.
Restos a pagar e Despesa de Exercícios Anteriores. Suprimento de Fundos(Adiantamentos).
Consolidação das contas públicas
Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
-Impropriedades encontradas na classificação orçamentária que acarretam erros na contabilidade patrimonial.
b. Patrimônio
Preceitos constitucionais. Formação, preservação e classificação. Agregação de valor aos Ativos Imobilizado e Intangível. Classificação patrimonial de material oriundo de serviços. Foro e Laudêmio.
Estudo de Caso
-Normas de Controle Interno de Almoxarifado, Bens Móveis e Imóveis(Roteiro)
c. Material e Almoxarifado
Consumo e Permanente. Parâmetros excludentes de material permanente. Recebimento Provisório e Definitivo. Renovação e Saneamento de estoques. Cálculos dos Estoques Mínimo e Máximo, Consumo Médio, Ponto de Ressuprimento e Quantidade a Resssuprir. Tipos e finalidades dos Inventários. Controle de bens. Sistema Básico de Material. Processos de Fornecimento. Estoques Patrimoniais. Guarda e Conservação.
Estudo de Caso
-Prática para cálculo de estoques
d. Movimentação de material (Almoxarifado e Patrimônio)
Incorporações e orçamentárias e extra-orçamentárias. Desincorporação. Relatórios de Almoxarifado-RMA e de Bens Móveis-RMBI. Comodato.
e. Desfazimento de Bens Móveis
Baixas Patrimoniais. Normas de desfazimento de bens móveis com ênfase em veículos e material de TI. Transferência, Doação, Cessão e Tipos de Alienação. Abandono. SIADS e REUSE. Almoxarifado Virtual.
Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
-Impropriedades na agregação de ativos
f. Depreciação e Reavaliação
NBCT 16.9 e 16.10
-avaliação, reavaliação E depreciação.
-conceitos, responsabilidades E procedimentos.
Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
-Bens adquiridos antes da nova legislação; Bens com valores defasados
-Avaliação e Reavaliação
Corpo Docente
PAULO SÍLVIO SILVA DE FARIA
Local/Carga Horária
Local: Rio de Janeiro - RJ
Data:
Dia 27/11/2023 de 08:30h às 17:30h
Dia 28/11/2023 de 08:30h às 17:30h
Carga Horária: 16h
Investimento
Valor: R$ 2.970,00
Material: Material didático completo, Certificado de participação e Coffee Break.
PAGAMENTO:
O pagamento deverá ser efetuado em favor de:
DASE TREINAMENTO LTDA ME, CNPJ/MF nº 22.414.559/0001-09
Banco do Brasil - 001.
Agência: 4073-8 e Conta Corrente: 11.853-2.
Nossa Sede: Rua Luis Orlando Cardoso, nº 400 / 02 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22.793-323 (os cursos não são realizados nesta sede, esta é somente administrativa)
(enviar cópia da nota de empenho ou comprovante de depósito, via fax para (21) 3152-8231, e-mails: dase@dasecursos.com.br ou sandra@dasecursos.com.br, para identificação do participante e confirmação da inscrição).
Condições para Contratação
Realize a inscrição de preferência com até 7 dias de antecedência a realização do curso.
A confirmação do curso pela DASE será feita com até 5 dias de antecedência a realização do evento, aguarde este prazo para providências necessárias ao seu comparecimento.
Para termos confirmada a sua inscrição precisamos de uma cópia do empenho ou a autorização de participação enviada pelo setor responsável.
A DASE poderá adiar ou cancelar qualquer evento se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes, em caso de fortuito ou força maior.
A inscrição em qualquer dos cursos da programação só poderá ser cancelada com até 2 dias úteis de antecedência a realização do evento. Após este prazo deverá ser feita a substituição do participante ou a solicitação de carta crédito no valor da inscrição.
A DASE está cadastrada no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF (www.comprasnet.gov.br).
Central de Atendimento:
Telefone: (21) 98340-6366
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Horário: De segunda à sexta-feira das 8:00h às 18:00h.