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INSCRIÇÕES ABERTAS!

GIDE- GESTÃO INTEGRAL DE DOCUMENTOS EM MEIO ELETRÔNICO COMO REQUISITO PARA SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA.

Área: Gestão e de Administração

Local e Data: Brasília - DF de: 24/07/2019 à 26/07/2019

 

Apresentação/Objetivos/Público Alvo

Apresentação

Com o crescente volume de registros/documentos digitais presentes nas organizações, em que se incluem os ambientes centrados em rede, tem aumentado a preocupação sobre a sua gestão e preservação a longo prazo.

Para garantir de maneira duradoura a manutenção de suas características de autenticidade, fidedignidade, integridade e acessibilidade, é essencial, que os requisitos de natureza arquivística, sejam considerados e incluídos no momento em que os sistemas de informação são desenvolvidos, permitindo o controle cuidadoso dos documentos ao longo de seu ciclo de vida.

Objetivos

O objetivo desse curso é fornecer apoio prático a todos quantos pretendam promover a integração de arquivos em sistemas de gerenciamento eletrônico de documentos. Para tanto, baseamo-nos no Modelo de Requisito para Sistema Informatizado de Gestão Aquivística de Documentos – E-ARQ, elaborado pela Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), no Modelo de Requisitos para Gestão de Arquivos Eletrônicos (MOREQ2), elaborado pela Comunidade Européia, e num largo conjunto de normas, manuais, orientações técnicas e outras publicações produzidos por organismos como o Conselho Internacional de Arquivos (ICA), a International Standards Organization (ISO), US Department of Defense, Consultative Committee for Space Data Systems entre outros. O curso tem por objeto os documentos de arquivo que são ou devem ser produzidos em sistemas ou ambientes de rede, ou seja, documentos eletrônicos, incluindo bases de dados, objetos de qualquer tipo ou formato que resultem de atividades e transações de organizações ou indivíduos.

O foco é, pois, nos documentos de arquivo originariamente produzidos em formato digital ou digitalizados no contexto do projeto de negócio que se integram. Os documentos de arquivos digitalizados por serviços de arquivo no contexto de ações de preservação ou acesso não são temas desse curso, embora as recomendações em matéria de preservação lhes possam ser igualmente aplicáveis.

Público Alvo

Administradores, Analistas de Sistemas, Arquivistas, Bibliotecários, Profissionais de Tecnologia da Informação, e demais interessados em atuar em Gestão, Segurança e Preservação da Informação Eletrônica.

Programa

1. Conceitos Básicos e Definições.

2. Normas de referência.

3. Princípios da gestão de documentos eletrônicos.

4. Concepção de sistemas de informação.

5. Mapeamento de processos.

6. Requisitos para sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos – E-ARQ
6.1. Aspectos de Funcionalidade
6.1.1. Organização dos documentos arquivísticos: plano de classificação e tabela de temporalidade
6.1.2. Tramitação e fluxo de trabalho
6.1.3. Captura
6.1.4. Avaliação e destinação
6.1.5. Pesquisa, localização e apresentação dos documentos.
6.1.6. Segurança
6.1.7. Armazenamento
6.1.8. Preservação
6.1.9. Funções administrativas
6.1.10. Usabilidade
6.1.11. Interoperabilidade
6.1.12. Disponibilidade
6.1.13. Desempenho e escalabilidade

7. Metadados de preservação digital.

8. Acessibilidade a médio e a longo prazo.

9. Repositórios Confiáveis - Modelo Open Archival Information System (OAIS) – ISO 14721 – Modelo de referência para um sistema aberto de arquivamento de informação (SAAI) - NBR15472.

10. Criptografia.
10.1. Histórico
10.2. Algoritmos e Chaves
10.3. Aplicações da criptografia

11. Certificação Digital
11.1. Funções de hash
11.2. Pares de chaves e criptografia de chave pública
11.3. Certificados digitais
11.4. Aplicações dos certificados digitais
11.5. Infraestrutura de chaves públicas (PKI)
11.6. Certificação digital nas empresas: aspectos operacionais e práticos

12. Aspectos legais da certificação digital
12.1. ICP Brasil
12.2. Fraudes contra a criptografia e os certificados digitais

13. Infraestrutura.

14. Arquitetura e sua importância (Solução e Sistema).

15. Apresentação de cenários de Solução e Sistema.

16. Diferenciais sobre o investimento na Arquitetura.

17. Análise das Soluções de ECM existentes no mercado.

Importante: O curso terá como base a bibliografia sobre documentos eletrônicos, a legislação e o instrumental produzidos pelo Concelho Internacional de Arquivos (ICA), International Standards Organization (ISO) , US Department of Defense, Consultative Committee for Space Data Systems e Conselho Nacional de Arquivos - (CONARQ)

Corpo Docente

CORPO DOCENTE/ DASE TREINAMENTO

Local/Carga Horária

Local: Brasília - DF

Data:

Dia 24/07/2019 de 08:30h às 17:30h

Dia 25/07/2019 de 08:30h às 17:30h

Dia 26/07/2019 de 08:30h às 17:30h

Carga Horária: 24h

Investimento

Valor: R$ 2.140,00

Material: MATERIAL DIDÁTICO COMPLETO, ALMOÇO E CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

PAGAMENTO:

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

DASE TREINAMENTO LTDA ME, CNPJ/MF nº 22.414.559/0001-09

Banco do Brasil - 001.
Agência: 4073-8 e Conta Corrente: 11.853-2.

Nossa Sede: Rua Luis Orlando Cardoso, nº 400 / 02 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22.793-323 (os cursos não são realizados nesta sede, esta é somente administrativa)

(enviar cópia da nota de empenho ou comprovante de depósito, via fax para (21) 3152-8231, e-mails: dase@dasecursos.com.br ou sandra@dasecursos.com.br, para identificação do participante e confirmação da inscrição).

Condições para Contratação

Realize a inscrição de preferência com até 7 dias de antecedência a realização do curso.

A confirmação do curso pela DASE será feita com até 5 dias de antecedência a realização do evento, aguarde este prazo para providências necessárias ao seu comparecimento.

Para termos confirmada a sua inscrição precisamos de uma cópia do empenho ou a autorização de participação enviada pelo setor responsável.

A DASE poderá adiar ou cancelar qualquer evento se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes, em caso de fortuito ou força maior.

A inscrição em qualquer dos cursos da programação só poderá ser cancelada com até 2 dias úteis de antecedência a realização do evento. Após este prazo deverá ser feita a substituição do participante ou a solicitação de carta crédito no valor da inscrição.

A DASE está cadastrada no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF (www.comprasnet.gov.br).

Central de Atendimento:

Telefone: (21) 98340-6366

E-mails: dase@dasecursos.com.br

Horário: De segunda à sexta-feira das 8:00h às 18:00h.