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INSCRIÇÕES ABERTAS!

FCGP4/2019 - CURSO DE GESTÃO PATRIMONIAL.INSTRUMENTOS PARA A GERÊNCIA DE MATERIAL , ALMOXARIFADO E DESFAZIMENTO DE BENS MÓVEIS.

Área: Orçamento, Contabilidade e Finanças

Local e Data: Rio de Janeiro - RJ de: 25/04/2019 à 07/06/2019

 

Apresentação/Objetivos/Público Alvo

Apresentação

ESSE CURSO FAZ PARTE DO  MÓDULO IV DA FORMAÇÃO COMPLETA DO GESTOR PÚBLICO

Atualizado pelo  MCASP, pelo Dec 9373/18, pela Port 385/18-SIADS e IN 11/18-REUSE.
Treinamento com abordagem prática, explorando vários Estudos de Casos polêmicos e enfatizando o MCASP e a participação ativa dos alunos.

O curso tem por objetivo valorizar a área de material e patrimônio e aproximá-la da execução financeira, de maneira que os conhecimentos não fiquem estanques .É indispensável o correto tratamento físico e contábil dos bens, além de uma rotina para o controle do patrimônio, seu desfazimento, sua escrituração, sua depreciação e reavaliação e o cálculo de estoques.

Objetivos

  Capacitar os participantes a identificar e compreender: 

       -a estrutura da Administração Pública;

       - as Classificações Orçamentárias (imprescindíveis para a gestão patrimonial);

       -as características e classificações do   Patrimônio  e Material com enfoque orçamentário  ;      

      -as normas de gestão de material, Fórmulas de Estoque;

      -as normas de Desfazimento de Bens Móveis

       -as tipos de inventários, particularmente, nas transferências de responsabilidade;

      -as rotinas de controle interno de controle patrimonial;

      -a depreciação e a reavaliação;

Público Alvo

Servidores que exercem funções relacionadas, direta ou indiretamente, a  Compras, Almoxarifado, Patrimônio, Material, Finanças, Orçamento e Controle Interno, nas esferas  Federal, Estadual  Municipal dos três Poderes, além de escritórios de contabilidade que apoiam os municípios.

Programa

1-Noções Básicas de Execução Financeira,Orçamentária e Contábil(Atualizado pelo MCASP)

Orçamento.
Classificação Institucional,Funcional,Programática e por Natureza da Despesa. 
Restos a pagar e Despesa de Exercícios Anteriores.
Suprimento de Fundos(Adiantamentos). 
Consolidação das contas públicas

Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
-Impropriedades encontradas na classificação orçamentária que acarretam erros na contabilidade patrimonial.

2-Patrimônio
Preceitos constitucionais.
Formação,preservação e classificação.
Agregação de valor aos Ativos Imobilizado e Intangível.
Classificação patrimonial de material oriundo de serviços.
Foro e Laudêmio. 
Estudo de Caso
-Normas de Controle Interno de Almoxarifado, Bens Móveis e Imóveis(Roteiro)

3-Material
Consumo e Permanente.
Parâmetros excludentes de material permanente. 
Recebimento Provisório e Definitivo.
Renovação e Saneamento de estoques.
Cálculos dos Estoques Mínimo e Máximo,Consumo Médio, Ponto de Ressuprimento e Quantidade a Resssuprir. 
Tipos e finalidades dos Inventários.
Controle de bens através rádio frequência(RFID).
Sistema Básico de Material.
Processos de Fornecimento.
Estoques Patrimoniais.
Guarda e Conservação. 
Estudo de Caso
-Prática para cálculo de estoques

4-Compras Governamentais
Abordagem básica dos sistemas atuais.
Casos reais da atuação de Fiscal/Gestor de contratos.

5-Movimentação de material
Incorporações e orçamentárias e extra-orçamentárias.
Desincorporação. 
Relatórios de Almoxarifado-RMA e de Bens Móveis-RMB. 
Comodato.

6-Desfazimento de Bens Móveis
Baixas Patrimoniais.
Normas de desfazimento. 
Transferência, Doação, Cessão, Permuta e Tipos de Alienação.
Abandono e Inutilização.
Modelos de Termos de Desfazimento e Termo Circunstanciado Administrativo-TCA. 
Estudo de Caso
-Discussão de Assuntos Polêmicos -Impropriedades na agregação de ativos

7-Depreciação e Reavaliação
NBCT 16.9 e 16.10
Avaliação,reavaliação e depreciação.
C
onceitos,responsabilidades e procedimentos. 
Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
-Bens adquiridos antes da nova legislação;Bens com valores defasados 
- Teste de Recuperabilidade

Corpo Docente

PAULO SÍLVIO SILVA DE FARIA

Local/Carga Horária

Local: Rio de Janeiro - RJ

Data:

Dia 25/04/2019 de 08:30h às 17:30h

Dia 26/04/2019 de 08:30h às 17:30h

Dia 06/06/2019 de 08:30h às 17:30h

Dia 07/06/2019 de 08:30h às 17:30h

Carga Horária: 16h

Investimento

Valor: R$ 2.040,00

Material: MATERIAL DIDÁTICO COMPLETO, ALMOÇO E CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

PAGAMENTO:

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

DASE TREINAMENTO LTDA ME, CNPJ/MF nº 22.414.559/0001-09

Banco do Brasil - 001.
Agência: 4073-8 e Conta Corrente: 11.853-2.

Nossa Sede: Rua Luis Orlando Cardoso, nº 400 / 02 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22.793-323 (os cursos não são realizados nesta sede, esta é somente administrativa)

(enviar cópia da nota de empenho ou comprovante de depósito, via fax para (21) 3152-8231, e-mails: dase@dasecursos.com.br ou sandra@dasecursos.com.br, para identificação do participante e confirmação da inscrição).

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Conforme informativo da Receita Federal do Brasil de 03/10/2014, as certidões que fazem prova da regularidade fiscal, inclusive contribuições previdenciárias, estão unificadas em um único documento. Clique aqui para mais detalhes.

Condições para Contratação

Realize a inscrição de preferência com até 7 dias de antecedência a realização do curso.

A confirmação do curso pela DASE será feita com até 5 dias de antecedência a realização do evento, aguarde este prazo para providências necessárias ao seu comparecimento.

Para termos confirmada a sua inscrição precisamos de uma cópia do empenho ou a autorização de participação enviada pelo setor responsável.

A DASE poderá adiar ou cancelar qualquer evento se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes, em caso de fortuito ou força maior.

A inscrição em qualquer dos cursos da programação só poderá ser cancelada com até 2 dias úteis de antecedência a realização do evento. Após este prazo deverá ser feita a substituição do participante ou a solicitação de carta crédito no valor da inscrição.

A DASE está cadastrada no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF (www.comprasnet.gov.br).

Central de Atendimento:

Telefone: (21) 3152-8231

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Horário: De segunda à sexta-feira das 8:00h às 18:00h.