(21) 3152-8231 | dase@dasecursos.com.br
TURMA CONFIRMADA!

SIAFI - SIAFI GERENCIAL - CURSO PRÁTICO - O TESOURO GERENCIAL

Área: Orçamento, Contabilidade e Finanças

Local e Data: Rio de Janeiro - RJ de: 15/04/2019 à 17/04/2019

 

Apresentação/Objetivos/Público Alvo

Objetivos

Capacitar os servidores para a utilização de todas as ferramentas do SIAFI Gerencial disponíveis e indispensáveis ao desempenho das ações pertinentes a ele, tendo em vista se tratar de instrumento essencial na extração de informações relativas à execução orçamentária, financeira, contábil e patrimonial.

Público Alvo

Servidores que atuam nas áreas de Execução Orçamentária, Financeira, Controle e Contabilidade.

Programa

1. Ambiente e Consultas Básicas
- Apresentação do ambiente SIAFI-Gerencial : janelas e transações disponíveis. Consultar as principais tabelas: Órgão, Unidade Orçamentária (UO), Unidade Gestora (UG), Gestão, Programa de Trabalho (PT), Ação, Fonte de Recursos. Consulta de documentos do SIAFI: Nota de Empenho (NE), Nota de Crédito (NC), Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB), Nota de Lançamento (NL), entre outros.

2. Noções Básicas do SIAFI-Gerencial
- Apresentação da estrutura da base de dados do SIAFI Gerencial. Relacionamento SIAFI X SIAFI-Gerencial. Estruturação da informação no SIAFI-Gerencial: item de informação, grupo de informação e consulta construída; Exercício de criação de uma consulta básica no SIAFI-Gerencial a partir de uma conta contábil do SIAFI.

3. Receita Pública e Ferramentas Úteis do Excel
- Aspectos teóricos: conceitos, classificação, legislação e instrumentos; Receita realizada por fonte; Guia de Recolhimento da União; Criação de grupos de informação com os diversos parâmetros dos documentos de arrecadação; Consultas a partir de itens criados;

4. Créditos Orçamentários
- Projeto de Lei Orçamentária Anual; Dotação Inicial; Créditos Adicionais: suplementares, especiais e extraordinários; Dotação Autorizada; Provisão e Destaque.

5. Execução Orçamentária e Financeira da Despesa
- Apresentação dos principais conceitos, legislação e modus operandi Consultas de Empenho da Despesa: por Unidade Gestora, programa, fonte, projeto/atividade, elemento da despesa e suas inter-relações. Liquidação com os parâmetros anteriores e natureza da despesa detalhada; Consultas diversas de valores pagos; Construção do grupo de informação com informações sobre dotação autorizada, empenho, liquidação e valores pagos. Realização de Consultas a partir de grupos criados. Consultas relativas a Restos a Pagar: principais grupos utilizados.

6. Descentralização de Recursos Financeiros no SIAFI
- Análise dos principais aspectos do Decreto de Programação Financeira e seus efeitos para os gestores públicos, bem como as regras de controle no SIAFI. Limite de saque; Disponibilidade por Fonte; Pagamento Efetivo; Cotas Financeiras; Repasses e sub-repasses.

7. Convênios
- Exposição dos principais tópicos da legislação de convênios. Dinâmica de grupo sobre experiências na execução de convênios Estrutura contábil da execução de convênios no SIAFI. Realização de Consultas de convênios utilizando os principais parâmetros como filtros. Ferramentas úteis do Excel.

METODOLOGIA DO CURSO
O conteúdo será apresentado e desenvolvido na forma de exposições e debates de temas atuais, demonstrações em aulas prática e detalhada, comentários, resolução de exercícios e demonstração de relatórios sugeridos pelos alunos se utilizando do Sistema Integrado de Administração Financeira Gerencial– SIAFI Gerencial.
Ao concluir o curso de SIAFI Gerencial, os alunos estão aptos a elaborar relatórios da gestão financeira e orçamentária pública: consultas de dotação orçamentária, descentralização de créditos, despesas empenhadas e liquidadas, pagamentos efetuados, receita pública, convênios, cota financeira, além de várias outras.

Corpo Docente

CORPO DOCENTE/ DASE TREINAMENTO

Local/Carga Horária

Local: Rio de Janeiro - RJ

Data:

Dia 15/04/2019 de 08:30h às 17:30h

Dia 16/04/2019 de 08:30h às 17:30h

Dia 17/04/2019 de 08:30h às 17:30h

Carga Horária: 24h

Investimento

Valor: R$ 2.140,00

Material: MATERIAL DIDÁTICO COMPLETO, ALMOÇO E CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

PAGAMENTO:

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

DASE TREINAMENTO LTDA ME, CNPJ/MF nº 22.414.559/0001-09

Banco do Brasil - 001.
Agência: 4073-8 e Conta Corrente: 11.853-2.

Nossa Sede: Rua Luis Orlando Cardoso, nº 400 / 02 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22.793-323 (os cursos não são realizados nesta sede, esta é somente administrativa)

(enviar cópia da nota de empenho ou comprovante de depósito, via fax para (21) 3152-8231, e-mails: dase@dasecursos.com.br ou sandra@dasecursos.com.br, para identificação do participante e confirmação da inscrição).

Clique aqui e baixe nossas certidões

Conforme informativo da Receita Federal do Brasil de 03/10/2014, as certidões que fazem prova da regularidade fiscal, inclusive contribuições previdenciárias, estão unificadas em um único documento. Clique aqui para mais detalhes.

Condições para Contratação

Realize a inscrição de preferência com até 7 dias de antecedência a realização do curso.

A confirmação do curso pela DASE será feita com até 5 dias de antecedência a realização do evento, aguarde este prazo para providências necessárias ao seu comparecimento.

Para termos confirmada a sua inscrição precisamos de uma cópia do empenho ou a autorização de participação enviada pelo setor responsável.

A DASE poderá adiar ou cancelar qualquer evento se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes, em caso de fortuito ou força maior.

A inscrição em qualquer dos cursos da programação só poderá ser cancelada com até 2 dias úteis de antecedência a realização do evento. Após este prazo deverá ser feita a substituição do participante ou a solicitação de carta crédito no valor da inscrição.

A DASE está cadastrada no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF (www.comprasnet.gov.br).

Central de Atendimento:

Telefone: (21) 3152-8231

E-mails: esad@esadcursos.com.br ou dase@esadcursos.com.br

Horário: De segunda à sexta-feira das 8:00h às 18:00h.