(21) 3152-8231 | dase@dasecursos.com.br

Corpo Docente

Professor: ALBERTO ALMEIDA DOS SANTOS

Mini-CV:

Professor, Consultor e Palestrante há mais de 10 anos, com especialização nas áreas de Tecnologia da Informação, Licitação e Contratos e Logística Pública Sustentável. Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Candido Mendes. É professor em programas de pós-graduação lato sensu e em cursos voltados para formação, capacitação e desenvolvimento de servidores públicos principalmente nas áreas relacionadas a Tecnologia da Informação, Licitação e Contratos e Sustentabilidade.

Professor: ANDERSON NUNES FRAGA

Mini-CV:

CONSULTOR DE EMPRESAS nas áreas Financeira, Contábil e Tributária. Graduado em Ciências Contábeis (UNIGRANRIO), pós-graduado em Gestão Tributária (UCAM) e mestre em Ciências Contábeis (UERJ).
Foi assistente de Coordenação ECSA (Escola de Ciências Sociais Aplicadas), coord. do MBA em Controladoria e Finanças e MBA em Gestão Tributária da UNIGRANRIO, professor assistente da Unigranrio, professor do MBA em gestão em Saúde Anhanguera (Rondonópolis), professor do MBA em gestão tributária IDEAP (Instituto de Desenvolvimento do Amapá), professor do curso de especialização em Auditoria e Controladoria UNIG (Unidade Itaperuna), professor visitante da UERJ e Expositor do CRC-RJ nos cursos: - Imposto de Renda Pessoa Física, - Tributos Retidos na Fonte, 
- Simples Nacional, - Contabilidade Tributária

Professor: CORPO DOCENTE/ DASE TREINAMENTO

Mini-CV:

Instrutores e palestrantes com alto nível nacional e internacional, com vasta experiência prática e teorica no programa proposto.

Professor: Dra. ANA LUCIA BEZERRA

Mini-CV:

Advogada, funcionária do Estado do Ceará, ocupando ao longo de sua  carreira diversos cargos nas áreas de Licitação, Contratos Públicos e Convênios tendo sido, Pregoeiro oficial, Presidente da Comissão de Licitação e membro permanente de diversas comissões relacionadas a área.Dra. Ana além de diversos cursos de aperfeiçoamento de pós graduação, possui o título de mestrado em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade do Estado do Ceará.

Instrutora de cursos na área de Licitação, Contratos Públicos e Convênios, tendo ministrado cursos para várias Instituições Públicas e Privadas tais como: ESAD,  BANCO DO BRASIL, ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ; EMBRAPA; MINISTÉRIO DA SAÚDE; PREFEITURA DE FORTALEZA; ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA; PREFEITURA DE JUAZEIRO DO NORTE / CE; PREFEITURA DE CAUCAIA;  SECRETARIA DA SAUDE DO ESTADO DO CEARÁ; CDL – CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS; SERAP, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA-UNIFOR; FIC – FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ e DASE TREINAMENTO.

Abaixo algumas informações com vista a comprovar experiência prática na área de Convênios:

1 – A Especialização cursada em Direito  Público na UNIFOR teve como trabalho final (monografia) o seguinte tema: CONTRATOS E CONVÊNIOS: DIFERENÇAS NO DIREITO ADMINISTRATIVO);  

2 - A Especialização cursada em Direito Público e Privado na UFPE – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNANBUCO teve como trabalho final (monografia) o seguinte tema: CONVÊNIOS E OUTRAS FORMAS DE PARCERAIS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA;

3 – Advogada do Projeto TEIA (Execução do Convênio, firmado em 2010, entre o Ministério da  Cultura/ Instituo de Arte e Cultura -IACC/ Secretaria da Cultura do Estado do Ceará);    

4 – Foram ministrados cursos específicos de Convênios, já abordando a nova legislação Federal sobre Convênios (SICONV), para as seguintes instituições: Conselho Regional de Contabilidade - CRC-CE; SERAP e CDL.

 

Professor: EDUARDO DOS SANTOS GUIMARAES

Mini-CV:

O Professor Eduardo é mestre em administração pública, formado pela Fundação Getúlio Vargas. Bacharel em informática e tecnologia da informação pela Universidade do Estado de Rio de Janeiro. É professor da escola de contas do Tribunal de Contas e da Fundação Getúlio Vargas, além de professor convidado da ESAD. Mestre Eduardo possui larga experiência em análise de editais de licitação e de contratos administrativos, adquirida em vários anos de serviço no Tribunal de Contas. Exerce atualmente a função de assessor-chefe da assessoria de controle da economicidade do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, atuando no planejamento de compras e contratações. É autor e co-autor de diversas obras e artigos sobre gestão de licitações e contratações públicas.

 

Professor: FÁBIO SIMAS

Mini-CV:

Prof. Fábio Simas é formado em letras (Português/Inglês), pela Universidade Federal Fluminense, onde, lá mesmo Pós-graduou-se como Mestre em Língua Portuguesa e, prestes a diplomar-se como doutor em estudos de linguagem.

Com forte atuação na área acadêmica, Prof. Fábio, possui vasta produção acadêmica, com diversos artigos publicados, organização de livros e palestras em encontros Nacionais e Internacionais.

Participou em Conferências e Eventos relacionados ao estudo e ao ensino da Língua Portuguesa, entre outros “A arte de ensinar Português”, “Capacitação para Docentes”, “Seminário de Línguas”, “Sistema Educacional do Idioma – diferenças entre Brasil e Portugal”.

Como docente, destacam-se; Coordenador e Professor de Língua Portuguesa e Linguística, da Universidade Lusófona, professor de Língua Portuguesa e análise textual, da Universidade Estácio de Sá, professor de Português e Redação Oficial na ESAD/ DASE. Professor de Inglês e Português em diversas empresas privadas e Órgãos Públicos.

Professor: FÁTIMA OLIVEIRA MORAES

Mini-CV:

Formação: 

  • Bacharel em Ciências Contábeis

Concluída em 2009 – Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI) 

  • Técnico em Contabilidade

Concluída em 2001 – Instituto Batista de Educação e Cultura (IBEC)                                                                                                    

 Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento: 

·         Tesouro Gerencial

Secretaria do Tesouro Nacional (STN) – 2015 

·         Curso para Multiplicadores do PCASP na União

      Secretaria do Tesouro Nacional (STN) – 2014 

·         Curso Extraordinário em Contabilidade Pública

Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ) – 2013 

·         X Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas

Escola de Administração Fazendária (ESAF) – 2013 

·         Folha de Pagamento e Suprimento de Fundos - “NOVO SIAFI”

Secretaria do Tesouro Nacional (STN) – 2012 

·         VIII Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas

Escola de Administração Fazendária (ESAF) e Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP) – 2011

·         Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Formação de Multiplicadores

Secretaria do Tesouro Nacional (STN) – 2010 

·         Seminário Regional das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP)

Conselho Federal de Contabilidade – 2008 

·         Treinamento do Novo Documento de Pagamento de Folha de Pessoal no SIAFI

Secretaria do Tesouro Nacional (STN) – 2007 

·         Excel 2000

      Secretaria do Tesouro Nacional (STN) – 2005 

·         SIAFI Gerencial

Secretaria do Tesouro Nacional (STN) – 2004 

·         SIAFI Execução Orçamentária e Financeira – Básico

 

      Secretaria do Tesouro Nacional (STN) – 2004

Experiência Profissional: 

·         Diretoria de Finanças da Marinha (DFM) – Marinha do Brasil

Desde 2003

Analista Contábil

Instrutora - Adestramentos sobre SIAFI Básico, SIAFI Intermediário e Implantação sobre o Novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) realizados pela DFM nos nove Distritos Navais (Rio de Janeiro, Salvador, Natal, Belém, Rio Grande, Ladário, Brasília, São Paulo e Manaus) e nas Unidades da Marinha do Brasil localizadas no exterior (Comissão Naval em Washington -CNBW e Comissão Naval em Londres - CNBE) 

·         Instituto Batista de Educação e Cultura (IBEC)

2001/2002

Professora – Técnico de Contabilidade 

·         Reginaves Indústria e Comércio de Aves LTDA (RICA)

2001

Assistente Administrativo 

·         Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

2000

 

Agente Supervisor

 

Professor: LÚCIO ANTONIO FREZZA COSTA

Mini-CV:

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Triângulo-MG (1999). 

 

Possui pós-graduação em Direito Público pela Universidade Metodista-BH, pela Faculdade Processus/DF e pela Escola da Magistratura do Distrito Federal/DF.

É professor da Escola Nacional da Administração Pública (ENAP), professor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU)), professor da Escola do Ministério Público do Trabalho (MPT), professor da Escola do Ministério Público Federal (PGR/MPF),professor colaborador em outras Instituições ministrando cursos na área de Convênios, Licitações e Contratos administrativos, e outros temas congêneres em cursos em EAD e presenciais.

 

 

Atualmente é servidor público, analista do Ministério Público da União/Apoio Jurídico/Direito com  lotação na Procuradoria-Geral do Trabalho/MPT/MPU exercendo atribuições na Coordenadoria de Recursos Judiciais.





 

Professor: Lúcio Antônio Frezza Costa

Mini-CV:É professor da Escola Nacional da Administração Pública (ENAP), professor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), professor da Escola de Ead/PGR/MPF (Ministério Público Federal), professor/instrutor do MPT (Ministério Público do Trabalho), e professor colaborador em diversas Instituições públicas (MCTI, MI, BNB, CNPQ, MPDFT, etc) e empresas privadas ministrando cursos na área de Convênios, Licitações e Contratos administrativos, e outros temas congêneres em cursos em EAD e presenciais. Atualmente, é servidor do Ministério Público da União. Possui pós-graduação em Direito Público pela Universidade Metodista, pela Faculdade Processus e pela Escola da Magistratura do Distrito Federal. Atuou na área de controle interno do MMA, na análise de convênios e contratos administrativos; na Consultoria Jurídica do MPDFT, na análise de contratos administrativos; e na Assessoria Jurídica do Procurador-Geral do Trabalho (Ministério Público do Trabalho- Procuradoria Geral do Trabalho) na análise de procedimentos administrativos (PAD, Licitações e Contratos, etc..).

Professor: LUIZ CLAUDIO DE AZEVEDO CHAVES

Mini-CV:

Graduação

Bel. em Administração de Empresas

Bel. em Direito

1995 - 1998         Tribunal de Alçada Criminal - RJ

Presidente da Comissão Permanente de Licitação

Diretor do Departamento Administrativo

1999 - 2000  Secretaria Estadual de Planejamento

Consultor Jurídico da Superintendência do Projeto “Nova Baixada–SECPLAN-BID”

1998 - 2000 Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA

Consultor – Área de Licitações e Contratos

2003 - 2007  Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Presidente da Comissão Permanente de Licitações

Pregoeiro Presencial e Eletrônico

2007                    Academia Brasileira de Ciências

Pregoeiro e Consultor para assuntos de licitações e contratos

Desde 1997

Consultor em âmbito nacional nas áreas de licitações e contratos públicos

Desde 2007

Consultor do IBAM nas áreas de licitações e contratos públicos

Desde 2003  Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Fiscal de Contratos de Terceirização de Serviços

Experiência profissional como Docente/Escolas de Governo em que atua

Fundação Getúlio Vargas – FGV-Projetos

Escola de Nacional de Serviços Urbanos – ENSUR/IBAM

Escola Nacional de Administração Pública/ENAP

Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro

Escola de Administração Judiciária/ESAJ-TJRJ

Escola de Administração Fazendária/ESAF

Fundação Escola de Serviço Público/FESP

Outras Instituições como Docente/Consultor

Escola de Administração e Treinamento/ESAFI - Brasil Licitações – Licitacenter Ltda.– ESAD – Instituto de Desenvolvimento Empresarial/IDEMP – DT&A Consultoria e Treinamento – IOB Informações Objetivas 

Órgãos e empresas capacitadas in company

INPI – INB - Editora O DIA - Gauche Promoções e Eventos - Gestetner S/A - H. Stratner S/A - Secretaria Estadual de Administração e Reforma do Estado/SARE-RJ - Infranav Projetos Navais S/A – CEDAE - Álamo Engenharia S/A – IMPA – Prefeitura Municipal de Rio Bonito -  Engexata Engenharia S/A - FICAP–Fios e Cabos S/A – Escola Superior do Ministério Público da União - PROEN Projetos Eng. Com. e Montagens Ltda. – Tribunal Regional Eleitoral/RJ – SENAC-Departamento Nacional – Ministério do Desenvolvimento Social – Fundação Banco do Brasil – Ministério do Desenvolvimento Social – Prefeitura Municipal de Rio das Ostras - Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – Cia DOCAS do Rio de Janeiro – Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro – ANS – Prefeitura Municipal de Silva Jardim – ANP – Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro/SEPRORJ – Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro – CPRM – Caixa Econômica Federal – Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul

Cursos desenvolvidos

Curso Prático de Licitação, Os Segredos da Lei 8.666/93

Carga Horária: 24 h/a

Gerenciamento, Fiscalização e Repactuação de Contratos e Convênios Administrativos

            Carga Horária: 24 h/a

Básico de Direito Administrativo

Carga Horária: 30 h/a

Licitação na Modalidade Pregão e Formação Técnica para Pregoeiro

Carga Horária: 24 h/a

Elaboração de Editais de Licitação e Termos de Referência e Sistema de Registro de Preços

            Carga Horária: 24 h/a

Efeitos do Estatuto da Microempresa nas Licitações Públicas

            Carga Horária: 08 h/a

Técnicas de Negociação Estratégica no Pregão Presencial e Eletrônico

            Carga Horária: 08 h/a

A IN 02/2008 e os Novos Rumos dos Contratos de Serviços na Administração Pública

 

            Carga Horária: 08 h/a

 

Professor: MÁRCIA VERÔNICA MONTEIRO SILVA

Mini-CV:

PEDAGOFA COM PÓS-GRADUAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO COLETIVA NA        UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

INSTRUTORA COM VASTA EXPERIÊNCIA EM SIAFI, SIAPECAD – SIAPE CADASTRO, LEGISLAÇÃO DE PESSOAL, LEI 8.112/90, APOSENTADORIA E PENSÕES E E-SOCIAL PARA VÁRIOS ORGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA ENTRE ELES:  POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DO PESSOAL – DIRAP, RECEITA FEDERAL DO BRASIL 3ª REGIÃO FISCAL EM FORTALEZA-CE, RECEITA FEDERAL DO BRASIL DA 10ª REGIÃO FISCAL EM PORTO ALEGRE-RS, RECEITA FEDERAL DO BRASIL DA 5ª REGIÃO FISCAL EM SALVADOR-BA,  COMANDO DA AERONÁUTICA NO RIO DE JANEIRO, COMANDO DA AERONÁUTICA NA COMARA EM BELÉM-PA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E DO  MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE EM BRASÍLIA-DF, II COMAR – SEGUNDO COMANDO AÉREO REGIONAL – RECIFE – PE, IAE – INSTITUTO DE AERONÁUTICA E ESPAÇO – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP, FUNASA – FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE – BELÉM – PA, UFRA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO BAIANO – CRUZ DAS ALMAS-BA, IFPA – INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ – BELÉM – PA, UFPA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – BELÉM – PA, IFGO – INSTITUTO FEDERAL GOIANO – GOIÂNIA-GO E IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE  GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA  – RIO DE JANEIRO-RJ.

UMAS DAS POUCAS INSTRUTORAS NO BRASIL INTEGRANTES DO PROGRAMA DE MULTIPLICADORES EM GESTÃO DE PESSOAS, DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO.

Professor: MARIA ELISA MACIEIRA

Mini-CV:

Mestranda em Administração pela EBAP/Fundação Getúlio Vargas. Administradora pela EBAP/FGV. Consultora da EVAP/FGV, NUSEG/UERJ. Especialista em Sistemas de Documentação e Planejamento Estratégico, nas seguintes Instituições: Furnas, ANVS, SMTU, FLUMITRENS, DETRAN/RJ, IPLANRIO, DETRO/RJ, Ministério da Saúde, SNEA, Mineração Morro Velho, GA Seguradora, Generali Seguros. Stolt Comex, FININVEST. Ministrou treinamento para as seguintes Instituições: ESAD, Prefeitura do RJ, Vale do Rio Doce, SENAI/GO, SEBRAE/RO, TRTR/GO, WMC Mineração, Mineração Morro Velho, entre7outras.

Professor: MARIA ROSÂNGELA CUNHA

Mini-CV:

A Professora Rosângela, formada em Biblioteconomia, na Universidade Federal de Goiás, prosseguiu em sua sólida formação acadêmica com especialização em Organização de Arquivos Públicos, pós-graduação em Arquivos, na Universidade de Alcalá de Henares, España, e MBA em Sistemas de Informação, na Universidade Federal Fluminense.

Serviu na Marinha de Guerra do Brasil, reformando-se como capitão-de-mar-e-guerra, tendo chefiado o Departamento de Arquivos da Marinha do Brasil por 21 anos, desempenhando na função: desenvolvimento e implantação do “Sistema de Gestão de Documentos da Marinha”, desenvolvimento do Sistema para levantamento documental e coordenação e desenvolvimento do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade para o Ministério da Defesa, coordenação do Programa de Preservação Digital, na Marinha, entre outros trabalhos de relevância.

Membro atuante de Grupos de Trabalho, Fórum, Comitês, nacionais e internacionais, publicou vários artigos e trabalhos diversos apresentados em Congressos. Ao passar para a Reserva, na Marinha, mestra Rosângela tem transmitido sua vastíssima bagagem técnica em cursos e seminários, levados a efeito pela ESAD/DASE e órgãos do setor publico, onde sempre observamos excelentes avaliações com cotação máxima.

Professor: MARLON MOREIRA

Mini-CV:

Prof. Marlon Moreira, engenheiro, possui especialização em Administração Pública e em Engenharia Econômica, Gerenciamento de Projetos (PMI) e Processos de Negócio.

Sua carreira profissional sempre ligada a área de Licitações, atuou na iniciativa privada em Planejamento, Orçamento e Representação de empresas em Procedimentos Licitatórios. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, destacou-se como apoio de tecnologia à área de Licitações, foi diretor de desenvolvimento de sistemas da Diretoria de Informática, e foi coordenador de informática da Diretoria Financeira da UERJ, atualmente Diretor de Licitações e Contratos da UERJ.

Foi o primeiro pregoeiro da UERJ, formado logo depois dos primeiros pregões realizados pelo governo federal, realizou os primeiros pregões presenciais na Universidade. Responsável no ano seguinte pela implantação dos pregões eletrônicos em convênio com a Caixa Econômica Federal, e presente posteriormente na migração para o sistema de compras desenvolvido especialmente para o governo do estado do RJ. Instaurou o Regime Diferenciado de Contratação – RDC nas obras e serviços de engenharia de maior vulto.

Realiza assessoria aos órgãos técnicos na confecção de Termos de Referência e Projetos Básicos, especialmente nas principais contratações, tais como: limpeza, segurança, restaurante universitário, logística ligada ao vestibular, cozinha e rouparia hospitalar, aquisições de alta complexidade, serviços de engenharia e importações.

Ministra cursos de formação de pregoeiros, preparação de termos de referência, fiscalização de contratos, fiscalização de serviços de engenharia, contratos de terceirização, termos de referência da área de informática, contratações sustentáveis, reajustes e repactuações.

Atua na instrução administrativa de termos aditivos, reajustes e repactuações complexas, bem como nos esclarecimentos ao Ministério Público e Tribunais de Contas.

Mais de 20 anos de experiência em aquisições públicas, atualmente Diretor de Licitações e Contratos, e sempre atuando como pregoeiro ou presidente de várias comissões de Licitação, dão ao prof. Marlon o aval que o habilita a ministrar os programas de treinamento da ESAD/DASE , conferindo sempre, as excelentes avaliações dos alunos.

Professor: MARYWILSON RIBEIRO DIAS DE ARAÚJO

Mini-CV:

 

FORMAÇÃO :

 

2010                      Especialização em GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS.

                            Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Tubarão, Brasil

                            Título: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

 

2012                      Especialização em MBA Contabilidade e Direito Tributário.

                            Instituto de Pós-Graduação de Goiás, IPOG, Goiânia, Brasil

 

2009 - 2009           Especialização em DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR.

                            Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil, ASSESB, Santo Antonio Do Descoberto, Brasil

                            Título: GESTÃO ESCOLAR: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA E PERMANENTE

                            Orientador: Prof. Dr. José de Lima Soares

 

2001 - 2005           Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

                            Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande, Brasil

                            Título: CONTABILIDADE PÚBLICA: CONTROLE ORÇAMENTÁRIO

                            Orientador: LUIS CARLOS SHIBASSAKI DE FIGUEIREDO

Formação complementar

 

2013                      Extensão universitária em IFRS - Normas Internacionais de Contabilidade.

                            Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, FIPECAFI, São Paulo, Brasil

 

2013 - 2013           Curso de curta duração em Administração Financeira e Orçamentária.

                            ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, ESAF, Brasil

 

2013 - 2013           Curso de curta duração em GESTÃO E AUDITORIA BASEADA EM RISCOS - NOVA ISO.

                            QSP - Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade para o Brasil e AL, QSP, São Paulo, Brasil

 

2012 - 2012           Curso de curta duração em Lançamentos Contábeis.

                            SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL, STN, Brasil

 

2012 - 2012           Curso de curta duração em Tópicos de Contabilidade Internacional.

                            Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, FIPECAFI, São Paulo, Brasil

 

2012 - 2012           Curso de curta duração em Análise e Melhoria de Processos.

                            Fundação Trompowsky, TROMPOWSKY, Rio De Janeiro, Brasil

 

2012 - 2012           Curso de curta duração em Avaliação Organizacional.

                            Fundação Trompowsky, TROMPOWSKY, Rio De Janeiro, Brasil

 

2011 - 2011           Curso de curta duração em INTRODUÇÃO À LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.

                            TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, TCU, Brasil

 

2011 - 2011           Curso de curta duração em PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO.

                            TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, TCU, Brasil

 

2009 - 2009           Curso de curta duração em CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA.

                            ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, ESAF, Brasil

 

2005 - 2005           Curso de curta duração em ORÇAMENTO PÚBLICO: ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO.

                            ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ENAP, Brasil

 

2005 - 2005           Curso de curta duração em SIAFI GERENCIAL.

                            SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL, STN, Brasil

 

2005 - 2005           Extensão universitária em RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO.

                            Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande, Brasil

 

2004 - 2004           Curso de curta duração em SIAFI OPERACIONAL.

                            SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL, STN, Brasil

 

2004 - 2004           Curso de curta duração em EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA.

                            ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, ESAF, Brasil

 

2003 - 2003           Curso de curta duração em CPR - CONTAS A PAGAR E RECEBER.

                            SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL, STN, Brasil

 

2002 - 2002           Curso de curta duração em SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS.

                            Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, MP-DF, Brasília, Brasil

 

2001 - 2001           Extensão universitária em MATEMÁTICA FINANCEIRA EM HP 12-C.

 

                            Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande, Brasil

 

Professor: PALESTRANTES

Mini-CV:

VÓLIA BOMFIM
DESEMBARGADORA FEDERAL DO TRABALHO 

FÁBIO GOMES
JUIZ DO TRABALHO NO TRT/RJ 

MUCIO BORGES
JUIZ DO TRABALHO NO TRT/RJ 

PATRÍCIA MEDEIROS
JUÍZA 
DO TRABALHO NO TRT/RJ 

CLÁUDIA MARCIA SOARES
JUÍZA 
DO TRABALHO NO TRT/RJ 

ELETÍCIA MENDES MARINHO
JUIZA 
DO TRABALHO NO TRT/RJ 

ALEXANDRE TEIXEIRA DE FREITAS
DESEMBARGADOR FEDERAL DO TRABALHO   

MARCOS CAVALCANTE
DESEMBARGADOR FEDERAL DO TRABALHO 

EDSON DIAS
JUIZ 
DO TRABALHO NO TRT/RJ 

MÓNICA BRANDÃO
JUÍZA 
DO TRABALHO NO TRT/RJ 

OTAVIO CALVET
JUIZ 
DO TRABALHO NO TRT/RJ 

CARLOS FONSECA
JUIZ 
DO TRABALHO NO TRT/RJ 

Professor: PAULO SALGUEIRO

Mini-CV:

Profissional com vasta experiência nas áreas de Processos, Projetos, Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo e Inovação, Modelos de Negócios e Gestão por Indicadores. Alia o embasamento acadêmico e técnico adquirido em instituições de renome nacional com a aplicação prática de conhecimento em organizações Com Mestrado Executivo em Gestão do Conhecimento com ênfase em Inteligência Competitiva pela COPPE/UFRJ, Especialização em Empreendedorismo pela Babson College e Pós-Graduação em Sistemas e Métodos pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM-RJ, além de cursos de Qualidade em Serviços pela USP, SarbOx e Governança Corporativa pela Price Water House e Governança de TI por empresas de renome nacional. Vivência em empresas de grade porte de diversos segmentos como serviços, energia, financeiro, varejo, petróleo e governo. Hoje atua como Consultor de Negócios para diversas empresas e para o mercado de starups.  Além de ser professor universitário para projetos, processos e empreendedorismo.

Professor: PAULO SÍLVIO SILVA DE FARIA

Mini-CV:

Paulo Sílvio Silva de Faria, graduado como oficial do exército brasileiro,  continua sua sólida formação, com o mestrado, na escola de aperfeiçoamento de oficiais e com doutorado em estratégia nacional, na escola de comando do estado maior do exército. Possui ainda cursos de: operacionalização de objetivos educacionais (CEP); análise ocupacional (CEP); organização e métodos (FGV). No exército, foi chefe de seções de orçamento, de finanças e de patrimônio; foi professor-instrutor da  academia militar das agulhas negras e da escola de aperfeiçoamento de oficiais; e foi chefe da importante inspetoria de contabilidade e finanças. Passando para a reserva, Paulo Silvio ocupou os cargos de diretor de administração e finanças no DETRAN/RJ; assessor da presidência do IPERJ Pró-reitor administrativo da universidade “Suam” e coordenador de projetos no “núcleo superior de estudos governamentais” da UERJ. Pelas qualidades técnicas e didáticas do professor Paulo, a ESAD o convida para ministrar cursos nas áreas de finanças, orçamento, materiais e patrimônio, onde multiplica seus sólidos conhecimentos adquiridos na vida prática. Hoje, dez anos após, com quase nove mil ex-alunos e com excelentes avaliações, a ESAD/DASE novamente o coloca à disposição de seus alunos. 

Professor: ROSA MARIA DE PAULA VILHENA

Mini-CV:

Mestre em Gestão Empresarial e especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Coppe/Universidade Federal do Rio de Janeiro e pedagoga pela Universidade Federal Fluminense; possui Certificação Internacional em Coaching para Executivos pelo ICI, USA. É professora de cursos de pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas e de cursos in company; consultora em educação corporativa, gestão por competências e gestão do conhecimento. É ex-diretora do Centro de Desenvolvimento e Gestão de Negócios – CDGN do SENAC/RJ e co-autora do livro Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

Professor: ROSAURA CONCEIÇÃO HADDAD BARROS

Mini-CV:

Bacharel em Administração pela Universidade Católica de Brasília - UCB; Bacharel em Ciências Contábeis pela UnB; Pós- graduada em Análise de Sistemas.Contadora Chefe da Divisão de Contabilidade (SETORIAL DE CONTABILIDADE) da Secretaria de Controle Interno da Presidência da República – CISET/SG/PR nos períodos de  1992 a 1995  e 2004 a 2012. Responsável pela conformidade contábil de 93 UG’s jurisdicionadas à Presidência da República incluindo administração direta e indireta. Aposentada do Serviço Público Federal a partir de fevereiro/2014. Professora conteudista da UAB – Universidade Aberta do Brasil, autora do livro de Contabilidade Pública – ano 2010. Ministra cursos de Contabilidade Pública, SIAFI Operacional e Gerencial, desde 1991 e CPR desde 2001, para vários órgãos públicos, MPU, PGR, CRC/DF, ESAF/DF, ENAP, FGV, SESI, Justiça Eleitoral (todo BRASIL), principalmente TRE/MA, TRT/MA, TRT/RJ, UFPA, TRF Pernambuco, CENTRESAF/MG, CENTRESAF/RJ, Ministério do Turismo, CENTRESAF/RS, CENTRESAF/DF, Câmara dos Deputados, CONAB e etc.  Foi Professora universitária 7º e 8º semestres no Curso de Graduação de Ciências Contábeis na AEUDF e UNEB, de 1995 a 2004. Cursos preparatórios para concurso: OBCURSOS, GRANCURSOS, PRÓ-CURSOS, VESTCONCURSOS, PROCESSUS, LFG, CPC RIO GRANDE DO SUL, TURMA PARA ESTUDOS (Belo Horizonte) e CEPEGG.

Professor: SERGIO VILLAÇA

Mini-CV:

FORMAÇÃO

Engenheiro Eletricista de Telecomunicações pela Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – 1967.

Mestre em Administração Pública, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – EBAPE, Fundação Getúlio Vargas (FGV) – 06/2004 (Dissertação: Usando Modelo não Paramétrico para a Avaliação do Desempenho de Governos Locais. O Caso dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro)

 

EXPERIÊNCIA

Experiência profissional

Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - RJ

2001–                 Assessor da Diretoria Geral de Informática

§     Responsável pela concepção e atualização do Sistema Integrado de Gestão Fiscal, que automatiza todas as relações com os órgãos jurisdicionados.

§  Coordenação do  projeto do Sistema de Controle da aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

§  Membro da Comissão Permanente de Estudos e Projetos da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

§  Membro do Grupo Técnico de Trabalho para a implantação da nova contabilidade pública.

 

Instituto Brasileiro de Administração Municipal  - IBAM

1996 –2000     Coordenador do Núcleo de Finanças Públicas

§  Supervisão dos projetos e trabalhos desenvolvidos pelo IBAM na área de Finanças Públicas - 1996/2000.

§  Coordenação dos projetos de melhoria da qualidade da gestão tributária para Municípios mineiros do Vale do Aço - 1997/1998

§  Coordenação dos trabalhos de desenvolvimento institucional do Programa de  Despoluição da Baía de Guanabara – Componente Mapeamento Digital - Governo do Estado do Rio de Janeiro – 1996/1997.

§  Elaboração de Diagnóstico Institucional de 6 cidades intermediárias na Bolívia, com financiamento do BID - Janeiro/Fevereiro de 1996.

1984 – 1995      Assessor Técnico

§  Projeto e implantação de Sistema de Gestão das Finanças Locais para a República  de Moçambique, com financiamento do Banco Mundial   - Fevereiro a Dezembro de 1995;    

§  Elaboração do Plano Diretor de Informática para a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul – 1994;

§  Projeto e implantação de Cadastros Técnicos Multifinalitários, com a utilização de Geoprocessamento, para Prefeituras;

§  Elaboração de Diagnóstico Institucional em 12 municípios do Estado do Rio de Janeiro para o Projeto de Despoluição da Baía da Guanabara (financiamento do BIRD) – 1993;

§  Consultoria ao Departamento Nacional de Planeación (DNP) de Colombia no trabalho de concepção dos Subsistemas de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Desenvolvimento Institucional dos Municípios Colombianos (1991/1992);

§  Análise, projeto e implantação do Sistema de Contabilidade e Orçamento Público em diversos Municípios e para os Estados de do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais

§  Análise, projeto e implantação do Sistema Orçamentário e Contábil para o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná - 1988;

§  Análise, projeto e implantação do Sistema Orçamentário para Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro – 1988.

 

Atividades docentes

§  Professor da cadeira de Políticas Públicas nos cursos de pós-graduação da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro

§  Instrutor do curso de Gestão de Consórcios Públicos da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro

§  Instrutor do curso de Análise dos Demonstrativos Fiscais da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro

§  Instrutor do curso Sistema de Custos na Administração Pública, ESAD Cursos, Florianópolis, 2015;

§  Instrutor do curso “Gestão dos Recursos da Educação”  – Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, 2007 e 2008;

§  Responsável pela produção do conteúdo dos cursos a distância de Licitações e Contratos e de Orçamento e Contabilidade Pública oferecidos pela  Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, 2007;

§  Instrutor do curso “Prestação de Contas” – Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, 2005;

§  Instrutor do curso “Controle Interno” – Instituto Serzedelo Corrêa (ISE) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, 2003;

§  Instrutor do Programa Nacional de Treinamento sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, 2002;

§  Professor de Análise I, Administração da Informática e Projeto Final no curso de Bacharelado em Informática -PUC/RJ -  1984/2000;

§  Instrutor dos Encontros sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal patrocinados pela ENAP – Escola Nacional de Administração Pública – 2000;

§  Instrutor dos cursos de Administração dos Tributos Imobiliários e Gestão de Créditos Tributários, no Projeto de Melhoria da Qualidade da Gestão Tributária para Municípios Mineiros do Vale do Aço - BDMG – 1998;

§  Instrutor do curso de Capacitação para Servidores Municipais do Estado de Minas nos temas Sistema Tributário Municipal e Instrumentos Operacionais para a Gestão Tributária - Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG – 1997;

§  Instrutor dos cursos de Formação de Gestores para a Área  Tributária Municipal – Municípios da área de influência do Projeto de Despoluição da Baía de Guanabara – 1997;

§  Instrutor do Seminário “Estruturação de Novos Municípios” no tema Receitas e Despesas Municipais – Boa Vista (RR), 1996;  

§  Instrutor do Curso “Dívida Ativa Municipal” no IBAM – 1992;

§   Instrutor dos cursos de pós-graduação em Administração Municipal - IBAM – 1988;

§  Instrutor do IV Curso de Gerência de Projetos Municipais – IBAM – 1987;

§  Instrutor do Seminário "Informática para Usuários" - IBAM – 1987;

§  Instrutor do Seminário "Informática para Gerentes" - IBAM – 1987;

§  Instrutor do Curso “Organização da Contabilidade Municipal”  no IBAM – 1992;

§  Professor do Curso de Análise de Sistemas em Nível de Pós-graduação, IBAM - 1986 a 1992;

§  Professor das cadeiras Processamento de Dados e Administração da Produção no Curso de Administração da Sociedade Unida de Ensino Superior e Cultura - 1970 a 1982.

 

Conferências

§  Conferência “Usando modelo não paramétrico para a avaliação de desempenho da gestão de governos municipais – o caso dos municípios do Estado do Rio de Janeiro”, III Simpósio Técnico do Instituto Ruy Barbosa, Florianópolis, 2004;

§   Conferencista nos Seminários sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal patrocinados pelo TCE RJ –2001;

§  “O Sistema de Controle da Gestão Fiscal do TCE –RJ” no Encontro de Tribunais de Contas, BNDES, Rio de Janeiro –2001;

§  “Recursos Financeiros Municipais e Impactos da Lei de Responsabilidade Fiscal”, Macapá – 2000;

§  “El Presupuesto, un Instrumento de Gestión y Control Municipal”, Dirección Municipal de Finanzas, La Paz - 02/1996

§  “O Geoprocessamento na Administração Municipal” - São Paulo – 1993

§  “O Geoprocessamento e o Cadastro Multifinalitário” – Salvador - Congresso da ASBEMI – 1993

§  “O Geoprocessamento, usos na Administração e Gestão Municipal” - Curitiba - Congresso GIS Brasil  - 1994

§  "Qualidade no Serviço Público - O Papel da Informática"  Recife - 1992.

§  Palestrante do I Seminário de Informática da SUCAM, Brasília – 1989;

§  "Planejamento em Informática" no Seminário Informática Municipal - Sul – Florianópolis, 1985 .

§  "Sistema de Orçamento e Contabilidade Pública por Computadores” - I Seminário Nacional de Informática Municipal - outubro de 1984.

§  "O Computador na Administração Municipal" - UNIVERSIDADE Federal de Mato Grosso do Sul - junho de 1984.

 

PUBLICAÇÕES

Livros

§  Elaboração do Plano Plurianual –IBAM/BNDES 2001;

§  Instrumentos Operacionais para a Gestão Tributária - IBAM/BDMG – 1997;

 

 

·         O Princípio Constitucional da Eficiência na Administração Pública – Síntese Revista do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro TCE-RJ volume 7, nº 1, 2012 

·         Terceirização na Administração Pública: algumas notas para torná-la lícita, oportuna e bem sucedida – Síntese Revista do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro TCERJ, volume 5, nº 1 e 2, 2010  

·         Plano Diretor: alguns pressupostos para sua efetiva implementação – Síntese- Revista do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, TCE-RJ, nº 1- 2006 (co-autoria);

·         Instrumentos de gestão fiscal e desenvolvimento econômico – Revista de Administração Municipal – Municípios, IBAM nº 259- 2006;

·         Aproximando o planejamento estratégico da ação – Revista de Administração Municipal – Municípios, IBAM nº 251- 2005;

§  Subsídios para a Utilização de Geoprocessamento em Sistemas Municipais de Informação  - Revista de Administração Municipal, nº 211 - IBAM - 1994.

§  A Informática na Administração Municipal: Um Papel que se Renova – Revista de Administração Municipal, nº 201 - IBAM - 1991.

 

 

 

Professor: SUELY COBUCCI

Mini-CV:

Profa. Suely é graduada em Letras - Língua portuguesa e Literatura. Pós-graduada em didática do ensino superior, pós-graduada em Psicopedagogia e mestre em liderança.

É professora aposentada, pelo GDF.

Professora Suely é consagrada instrutora de diversos cursos nas áreas de redação e língua portuguesa, formação de multiplicadores, desenvolvimento de equipes e desenvolvimento gerencial.

Atua como instrutora em diversas instituições e órgãos da administração pública, direta e indireta, onde sempre recebe avaliações máximas

Professor: VANIA PRISCA DIAS SANTIAGO

Mini-CV:

A professora Vânia teve sua formação acadêmica, com a graduação em administração pública pela UnB, em 1982. Pós-graduou-se em recursos humanos pela UnB, graduada em direito na UNIDF.

No serviço público, a Dra. Vânia ocupou, enquanto na ativa, importantes cargos no ministério do planejamento, foi chefe da divisão de estudos e elaboração de normas. Coordenadora-geral de elaboração, sistematização e aplicação de normas da SRH/MOP. É diretora substituta do departamento de normas e procedimentos judiciais.

Em 2010, foi coordenadora-geral de carreiras e análise do perfil da força de trabalho do ministério do planejamento.

Instrutora consagrada de diversos orgãos públicos. Na Esad/DASE, a professora Vânia coordena e leciona cursos, em sua área de atuação, sempre com excelentes resultados de avaliação.

 

Professor: VERA BARTOLO

Mini-CV:

Professora Universitária há mais de seis anos nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, no Rio de Janeiro e outras cidades, nas Áreas de Educação e Gestão de Recursos Humanos.

Professora a quatro anos do Instituto Politécnico da Universidade Cândido Mendes e Universidade Estácio de Sá nos Cursos de Gestão de Negócios e Gestão de Recursos Humanos. Docente de Cursos de Pós-Graduação de Universidades no Rio de Janeiro e em outras Cidades. Mestre em Educação, pela Universidade Del La Habana - CUBA (mestrado presencial), Pós a nível de Especialização em Reengenharia de Pessoal, Didática do Ensino Superior  e Psicopedagogia.  Especialização em Didática e Prática de Ensino pela Marinha do Brasil e Fundação Getúlio Vargas.  Especialização em Dinâmica de Grupo, pela CENTRAR. Graduada em Pedagogia. Atuou durante 25 anos no Departamento de Recursos Humanos da  Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRAS  como profissional de RH, nos últimos dez anos na função de Consultora Interna e Coordenadora Geral do Programa de Formação de Instrutores Internos da Cia.  Experiência relevante em Elaboração, Programação, Execução  e  Avaliação de Projetos de DRH. Supervisora de Equipe na Área de Projetos Especiais e Tecnologia Educacional do Setor de Treinamento, Coordenando e Supervisionando Pedagogicamente, entre outras atividades, o Projeto de Ensino à Distância. Também nesse período Coordenou o Programa de Estágio de Estudantes no Rio de Janeiro.

 

(21) 3152-8231 | dase@dasecursos.com.br