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Corpo Docente

Professor: ALBERTO ALMEIDA DOS SANTOS

Mini-CV:

Alberto Almeida dos Santos realizou seu pós-doutorado no Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente - LATEC/MSG/UFF. É Doutor em Sistemas de Gestão pelo Departamento de Desenho Técnico da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, foi professor da Academia do Concurso Público, da Pós-graduação e da área de soluções corporativas da Universidade Estácio de Sá, além de atuar como docente eventual em outras organizações do campo educacional, principalmente em programas de Pós-graduação lato sensu e em cursos voltados para formação, capacitação e desenvolvimento de servidores públicos. Até o ano de 2006, atuou como consultor de diversas organizações, principalmente no segmento da educação à distância e do terceiro setor. Atualmente, do ponto de vista da pesquisa acadêmica, modelos de contratação e gestão de contratos em processos governança pública digital tem sido seu maior foco de interesse. Ao longo de sua carreira profissional e acadêmica participou na organização de diversos eventos e foi conferencista convidado em outros tantos. Alberto é Mestre em Sistemas de Gestão pelo Departamento de Engenharia de Produção da UFF, possui pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade Candido Mendes, cursou Matemática na Universidade Castelo Branco e é graduado em Pedagogia, com habilitações em Gestão Educacional e Pedagogia Empresarial pela Universidade Estácio de Sá, além de ter ampla formação complementar desenvolvida por meio de cursos de extensão universitária, atualização e capacitação profissional em instituições de ensino como a Escola Nacional de Administração Pública - ENAP e a Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Professor: Coordenadores Provimento 88/2019 CNJ, Desembargador Federal Marcello Granado e Bruno Fernandes, advogado, mestre em Direito Penal.

Mini-CV:

Desembargador Federal Marcello Granado, Presidente da Segunda Turma Especializada (criminal) do TRF2, com mais de 23 anos de experiência no processo e julgamento de crimes de lavagem de dinheiro; professor e palestrante com larga experiência no tema e membro da ENCCLA – Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, onde nasceram os estudos e fundamentos que resultaram no Provimento 88/CNJ.  

Bruno Fernandes, advogado, mestre em Direito Penal e especialista em Compliance, tema sobre o qual possui ampla experiência prática e teórica, sendo docente do tema em diversas instituições de ensino e autor do livro “Compliance Criminal – Uma análise sobre os aspectos fundamentais”.

Professor: CORPO DOCENTE NA PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

Mini-CV:

Professor: CORPO DOCENTE/ DASE TREINAMENTO

Mini-CV:

Instrutores e palestrantes com alto nível nacional e internacional, com vasta experiência prática e teorica no programa proposto.

Professor: DESEMBARGADOR FEDERAL MARCELLO GRANADO TRF 2 E PROFESSOR ALBERTO ALMEIDA

Mini-CV:

 

COORDENAÇÃO ACADÊMICA GERAL DOS CURSOS JURÍDICOS DA DASE TREINAMENTO

CURSO MINISTRADO PELO PROFESSOR ALBERTO ALMEIDA

Professor: FÁBIO SIMAS

Mini-CV:

Prof. Fábio Simas é formado em letras (Português/Inglês), pela Universidade Federal Fluminense, onde, lá mesmo Pós-graduou-se como Mestre em Língua Portuguesa e, prestes a diplomar-se como doutor em estudos de linguagem. Com forte atuação na área acadêmica, Prof. Fábio, possui vasta produção acadêmica, com diversos artigos publicados, organização de livros e palestras em encontros Nacionais e Internacionais. Participou em Conferências e Eventos relacionados ao estudo e ao ensino da Língua Portuguesa, entre outros “A arte de ensinar Português”, “Capacitação para Docentes”, “Seminário de Línguas”, “Sistema Educacional do Idioma – diferenças entre Brasil e Portugal”. Como docente, destacam-se; Coordenador e Professor de Língua Portuguesa e Linguística, da Universidade Lusófona, professor de Língua Portuguesa e análise textual, da Universidade Estácio de Sá, professor de Português e Redação Oficial na ESAD/ DASE. Professor de Inglês e Português em diversas empresas privadas e Órgãos Públicos.

Professor: LÚCIO ANTONIO FREZZA COSTA

Mini-CV:

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Triângulo-MG (1999). Possui pós-graduação em Direito Público pela Universidade Metodista-BH, pela Faculdade Processus/DF e pela Escola da Magistratura do Distrito Federal/DF. É professor da Escola Nacional da Administração Pública (ENAP), professor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU)), professor da Escola do Ministério Público do Trabalho (MPT), professor da Escola do Ministério Público Federal (PGR/MPF),professor colaborador em outras Instituições ministrando cursos na área de Convênios, Licitações e Contratos administrativos, e outros temas congêneres em cursos em EAD e presenciais. Atualmente é servidor público, analista do Ministério Público da União/Apoio Jurídico/Direito com  lotação na Procuradoria-Geral do Trabalho/MPT/MPU exercendo atribuições na Coordenadoria de Recursos Judiciais.





 

Professor: MÁRCIA VERÔNICA MONTEIRO SILVA

Mini-CV:

PEDAGOFA COM PÓS-GRADUAÇÃO EM NEGOCIAÇÃO COLETIVA NA        UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

INSTRUTORA COM VASTA EXPERIÊNCIA EM SIAFI, SIAPECAD – SIAPE CADASTRO, LEGISLAÇÃO DE PESSOAL, LEI 8.112/90, APOSENTADORIA E PENSÕES E E-SOCIAL PARA VÁRIOS ORGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA ENTRE ELES:  POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DO PESSOAL – DIRAP, RECEITA FEDERAL DO BRASIL 3ª REGIÃO FISCAL EM FORTALEZA-CE, RECEITA FEDERAL DO BRASIL DA 10ª REGIÃO FISCAL EM PORTO ALEGRE-RS, RECEITA FEDERAL DO BRASIL DA 5ª REGIÃO FISCAL EM SALVADOR-BA,  COMANDO DA AERONÁUTICA NO RIO DE JANEIRO, COMANDO DA AERONÁUTICA NA COMARA EM BELÉM-PA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E DO  MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE EM BRASÍLIA-DF, II COMAR – SEGUNDO COMANDO AÉREO REGIONAL – RECIFE – PE, IAE – INSTITUTO DE AERONÁUTICA E ESPAÇO – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP, FUNASA – FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE – BELÉM – PA, UFRA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO BAIANO – CRUZ DAS ALMAS-BA, IFPA – INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ – BELÉM – PA, UFPA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – BELÉM – PA, IFGO – INSTITUTO FEDERAL GOIANO – GOIÂNIA-GO E IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE  GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA  – RIO DE JANEIRO-RJ.

UMAS DAS POUCAS INSTRUTORAS NO BRASIL INTEGRANTES DO PROGRAMA DE MULTIPLICADORES EM GESTÃO DE PESSOAS, DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO.

Professor: MARIA ELISA MACIEIRA

Mini-CV:

Mestre em Administração pela EBAP/Fundação Getúlio Vargas. Administradora pela EBAP/FGV. Consultora da EVAP/FGV, NUSEG/UERJ. Especialista em Sistemas de Documentação e Planejamento Estratégico, nas seguintes Instituições: Furnas, ANVS, SMTU, FLUMITRENS, DETRAN/RJ, IPLANRIO, DETRO/RJ, Ministério da Saúde, SNEA, Mineração Morro Velho, GA Seguradora, Generali Seguros. Stolt Comex, FININVEST. Ministrou treinamento para as seguintes Instituições: ESAD, Prefeitura do RJ, Vale do Rio Doce, SENAI/GO, SEBRAE/RO, TRTR/GO, WMC Mineração, Mineração Morro Velho, entre7outras.

Professor: Maria Rosângela da Cunha

Mini-CV:

Formação: Biblioteconomia – Universidade Federal de Goiás. Especialização em Organização de Arquivos Públicos – Universidade de São Paulo. Pós-Graduação na Escuela de Archivos para Iberoamérica - Universidade de Alcalá de Henares - Espanha; MBA - Administração e Sistemas de Informação - Universidade Federal Fluminense.Atuação Profissional : Assessora Especial da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro – DAS-8; Coordena o Programa de Gestão de Documentos e o Projeto de Gerenciamento Eletrônico de Documentos no Governo do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Federal Fluminense; Professora das disciplinas “Gestão de Qualidade em Arquivos; Organização de Arquivo como Sistema de Informação e Microfilmagem” do MBA em Arquivologia e Gestão Documental da Universidade Paulista – UNIP. Consultora em Gestão Documental, Segurança da Informação, Certificação Digital e Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Capitão de Mar-e-Guerra (RRM1) da Marinha do Brasil; Chefe do Departamento de Arquivos da Marinha do Brasil de 14/01/1987 até 12/06/2008, no desempenho dessa função:Desenvolveu e implantou o Sistema de Gestão de Documentos da Marinha;Desenvolveu o sistema para levantamento da produção documental e coordeno a elaboração do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade para os documentos referentes às atividades-fim do Ministério da Defesa;Participou da equipe de desenvolvimento e implantação do Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos - SIGDEM, do protótipo até a versão atual (SIGDEM 2.0); e coordenou o Programa de Preservação Digital da Marinha. Membro da Comissão Luso Brasileira para Salvaguarda do Patrimônio Documental - COLUSO; Membro da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da Marinha do Brasil; Membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ); Membro do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos do Ministério da Defesa - SIGA; Membro do Grupo de Trabalho para Implantação do Protocolo Único no Ministério da Defesa; Membro do Fórum do Patrimônio Documental Brasileiro. Membro do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO.

Professor: MARLON MOREIRA

Mini-CV:

Sua carreira profissional sempre ligada a área de Licitações, atuou na iniciativa privada em Planejamento, Orçamento e Representação de empresas em Procedimentos Licitatórios. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, destacou-se como apoio de tecnologia à área de Licitações, foi diretor de desenvolvimento de sistemas da Diretoria de Informática, e foi coordenador de informática da Diretoria Financeira da UERJ, atualmente Diretor de Licitações e Contratos da UERJ. Foi o primeiro pregoeiro da UERJ, formado logo depois dos primeiros pregões realizados pelo governo federal, realizou os primeiros pregões presenciais na Universidade. Responsável no ano seguinte pela implantação dos pregões eletrônicos em convênio com a Caixa Econômica Federal, e presente posteriormente na migração para o sistema de compras desenvolvido especialmente para o governo do estado do RJ. Instaurou o Regime Diferenciado de Contratação – RDC nas obras e serviços de engenharia de maior vulto.

Realiza assessoria aos órgãos técnicos na confecção de Termos de Referência e Projetos Básicos, especialmente nas principais contratações, tais como: limpeza, segurança, restaurante universitário, logística ligada ao vestibular, cozinha e rouparia hospitalar, aquisições de alta complexidade, serviços de engenharia e importações.Ministra cursos de formação de pregoeiros, preparação de termos de referência, fiscalização de contratos, fiscalização de serviços de engenharia, contratos de terceirização, termos de referência da área de informática, contratações sustentáveis, reajustes e repactuações. Atua na instrução administrativa de termos aditivos, reajustes e repactuações complexas, bem como nos esclarecimentos ao Ministério Público e Tribunais de Contas. Mais de 20 anos de experiência em aquisições públicas, atualmente Diretor de Licitações e Contratos, e sempre atuando como pregoeiro ou presidente de várias comissões de Licitação, dão ao prof. Marlon o aval que o habilita a ministrar os programas de treinamento da ESAD/DASE , conferindo sempre, as excelentes avaliações dos alunos.

Professor: PALESTRANTES

Mini-CV:

VÓLIA BOMFIM
DESEMBARGADORA FEDERAL DO TRABALHO 

FÁBIO GOMES
JUIZ DO TRABALHO NO TRT/RJ 

MUCIO BORGES
JUIZ DO TRABALHO NO TRT/RJ 

PATRÍCIA MEDEIROS
JUÍZA 
DO TRABALHO NO TRT/RJ 

CLÁUDIA MARCIA SOARES
JUÍZA 
DO TRABALHO NO TRT/RJ 

ELETÍCIA MENDES MARINHO
JUIZA 
DO TRABALHO NO TRT/RJ 

ALEXANDRE TEIXEIRA DE FREITAS
DESEMBARGADOR FEDERAL DO TRABALHO   

MARCOS CAVALCANTE
DESEMBARGADOR FEDERAL DO TRABALHO 

EDSON DIAS
JUIZ 
DO TRABALHO NO TRT/RJ 

MÓNICA BRANDÃO
JUÍZA 
DO TRABALHO NO TRT/RJ 

OTAVIO CALVET
JUIZ 
DO TRABALHO NO TRT/RJ 

CARLOS FONSECA
JUIZ 
DO TRABALHO NO TRT/RJ 

Professor: PAULO SALGUEIRO

Mini-CV:

Profissional com vasta experiência nas áreas de Processos, Projetos, Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo e Inovação, Modelos de Negócios e Gestão por Indicadores. Alia o embasamento acadêmico e técnico adquirido em instituições de renome nacional com a aplicação prática de conhecimento em organizações Com Mestrado Executivo em Gestão do Conhecimento com ênfase em Inteligência Competitiva pela COPPE/UFRJ, Especialização em Empreendedorismo pela Babson College e Pós-Graduação em Sistemas e Métodos pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM-RJ, além de cursos de Qualidade em Serviços pela USP, SarbOx e Governança Corporativa pela Price Water House e Governança de TI por empresas de renome nacional. Vivência em empresas de grade porte de diversos segmentos como serviços, energia, financeiro, varejo, petróleo e governo. Hoje atua como Consultor de Negócios para diversas empresas e para o mercado de starups.  Além de ser professor universitário para projetos, processos e empreendedorismo.

Professor: PAULO SÍLVIO SILVA DE FARIA

Mini-CV:

Paulo Sílvio Silva de Faria, graduado como oficial do exército brasileiro,  continua sua sólida formação, com o mestrado, na escola de aperfeiçoamento de oficiais e com doutorado em estratégia nacional, na escola de comando do estado maior do exército. Possui ainda cursos de: operacionalização de objetivos educacionais (CEP); análise ocupacional (CEP); organização e métodos (FGV). No exército, foi chefe de seções de orçamento, de finanças e de patrimônio; foi professor-instrutor da  academia militar das agulhas negras e da escola de aperfeiçoamento de oficiais; e foi chefe da importante inspetoria de contabilidade e finanças. Passando para a reserva, Paulo Silvio ocupou os cargos de diretor de administração e finanças no DETRAN/RJ; assessor da presidência do IPERJ Pró-reitor administrativo da universidade “Suam” e coordenador de projetos no “núcleo superior de estudos governamentais” da UERJ. Pelas qualidades técnicas e didáticas do professor Paulo, a DASE o convida para ministrar cursos nas áreas de finanças, orçamento, materiais e patrimônio, onde multiplica seus sólidos conhecimentos adquiridos na vida prática. Hoje, vinte anos após, com quase nove mil ex-alunos e com excelentes avaliações, a DASE novamente o coloca à disposição de seus alunos. 

Professor: ROSA MARIA DE PAULA VILHENA

Mini-CV:

Mestre em Gestão Empresarial e especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Coppe/Universidade Federal do Rio de Janeiro e pedagoga pela Universidade Federal Fluminense; possui Certificação Internacional em Coaching para Executivos pelo ICI, USA. É professora de cursos de pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas e de cursos in company; consultora em educação corporativa, gestão por competências e gestão do conhecimento. É ex-diretora do Centro de Desenvolvimento e Gestão de Negócios – CDGN do SENAC/RJ e co-autora do livro Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

Professor: SUELY COBUCCI

Mini-CV:

Profa. Suely é graduada em Letras - Língua portuguesa e Literatura. Pós-graduada em didática do ensino superior, pós-graduada em Psicopedagogia e mestre em liderança. É professora aposentada, pelo GDF. É consagrada instrutora de diversos cursos nas áreas de redação e língua portuguesa, formação de multiplicadores, desenvolvimento de equipes e desenvolvimento gerencial. Atua como instrutora em diversas instituições e órgãos da administração pública, direta e indireta, onde sempre recebe avaliações máximas

Professor: VANIA PRISCA DIAS SANTIAGO

Mini-CV:

A professora Vânia teve sua formação acadêmica, com a graduação em administração pública pela UnB, em 1982. Pós-graduou-se em recursos humanos pela UnB, graduada em direito na UNIDF. No serviço público, a Dra. Vânia ocupou, enquanto na ativa, importantes cargos no ministério do planejamento, foi chefe da divisão de estudos e elaboração de normas. Coordenadora-geral de elaboração, sistematização e aplicação de normas da SRH/MOP. É diretora substituta do departamento de normas e procedimentos judiciais. Em 2010, foi coordenadora-geral de carreiras e análise do perfil da força de trabalho do ministério do planejamento. Instrutora consagrada de diversos orgãos públicos. Na Esad/DASE, a professora Vânia coordena e leciona cursos, em sua área de atuação, sempre com excelentes resultados de avaliação.

 

Professor: VERA BARTOLO

Mini-CV:

Professora Universitária há mais de seis anos nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, no Rio de Janeiro e outras cidades, nas Áreas de Educação e Gestão de Recursos Humanos. Professora a quatro anos do Instituto Politécnico da Universidade Cândido Mendes e Universidade Estácio de Sá nos Cursos de Gestão de Negócios e Gestão de Recursos Humanos. Docente de Cursos de Pós-Graduação de Universidades no Rio de Janeiro e em outras Cidades. Mestre em Educação, pela Universidade Del La Habana - CUBA (mestrado presencial), Pós a nível de Especialização em Reengenharia de Pessoal, Didática do Ensino Superior  e Psicopedagogia.  Especialização em Didática e Prática de Ensino pela Marinha do Brasil e Fundação Getúlio Vargas.  Especialização em Dinâmica de Grupo, pela CENTRAR. Graduada em Pedagogia. Atuou durante 25 anos no Departamento de Recursos Humanos da  Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRAS  como profissional de RH, nos últimos dez anos na função de Consultora Interna e Coordenadora Geral do Programa de Formação de Instrutores Internos da Cia.  Experiência relevante em Elaboração, Programação, Execução  e  Avaliação de Projetos de DRH. Supervisora de Equipe na Área de Projetos Especiais e Tecnologia Educacional do Setor de Treinamento, Coordenando e Supervisionando Pedagogicamente, entre outras atividades, o Projeto de Ensino à Distância. Também nesse período Coordenou o Programa de Estágio de Estudantes no Rio de Janeiro.

 

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